quarta-feira, 12 de junho de 2013

NUTRICIONISTA ESCLARECE POLÊMICA SOBRE A PERDA DE PESO NO MMA


No mundo do MMA, é expressivo o contentamento dos atletas ao receber a notícia de uma futura luta marcada. Porém, para a grande maioria, torna-se uma corrida contra o tempo para perder peso até o dia da pesagem oficial de sua respectiva organização.
Entre as diversas técnicas e metodologias utilizadas pelos lutadores e seus treinadores para eliminar esse peso em excesso, várias perguntas vêm à tona e nada melhor que esclarecê-las com o profissional adequado. Para isso, o News MMA conversou com a nutricionista esportiva Drª Rita Cadiz, que atende diversos atletas de MMA.
Métodos de perda de peso que restringem a ingestão de carboidratos a quase zero e induz a um processo de desidratação rápida.
“Conforme se aproxima da pesagem, vamos cada vez mais restringindo o CH (simples e complexo), em alguns casos também a proteína, que é um outro macronutriente, que também compõem a maior parte da alimentação. O mesmo ocorre com os alimentos em líquido. Para muitos atletas, a importância de um acompanhamento nutricional da área esportiva já está sendo prioridade. Quando fazem por conta própria, há uma debilidade nutricional, por falta de conhecimento, suspendem toda alimentação de forma radical, levando a um déficit de nutrientes.”
Perder peso com saúde em um curto prazo de tempo.
“Sim, é possível, desde que sejam acompanhados por um nutricionista da área esportiva.”
Maneira ideal para obter o resultado necessário no esporte através da alimentação e dietas.
“Uma dieta corretamente voltada para cada tipo de modalidade (MMA, Jiu-Jitsu, Natação, Remo..) e de acordo com o metabolismo individual de cada atleta.”
Melhor maneira de suprir essa perda rápida de peso (reposição do peso perdido após a pesagem).
Primeiramente, fornecer líquidos, como água e repositores hidroeletrolíticos, que são produtos formulados a partir de concentração variada de sódio e cloreto, associada com uma variação de concentração em carboidratos, com objetivo da reposição hídrica e eletrolítica. Após, fornecemos uma alimentação semi pastosa ou pastosa, já que o atleta encontra-se com estômago vazio, e conforme for a evolução do mesmo, passamos para uma alimentação normal que está acostumado a ingerir. Costumo a usar na recuperação produtos Ergogênicos (Suplementos Nutricionais) que muito vêm a somar.
Geração de complicações futuras ao atleta.
“Como de uma luta para outra há um tempo hábil, consegue-se recuperar bem o organismo.”
Para finalizar, a Drª Rita Cadiz conclui sobre o que o atleta deve focar na alimentação para uma dieta saudável e um bom rendimento:
“Não só antes da pesagem, mas a responsabilidade de saber que a reeducação alimentar é o primeiro passo para qualquer atleta, seja qual for a sua modalidade. E quando houver luta marcada, iniciar logo o acompanhamento com profissional da área em Nutrição Esportiva.”
Colaboração: News MMA

Nenhum comentário: